segunda-feira, 28 de maio de 2012

A GREVE EXPLODE NA BAHIA E PREOCUPA PAIS E ESTUDANTES: PARABÉNS GUANAMBI.

Guanambi repudia desrespeito do governador aos professores

28 de maio de 2012 0
COMUNIDADE ESCOLAR DA DIREC 30 DE GUANAMBI E REGIÃO,
Nossa greve continua, pois, nossa força vem do desrespeito do governo do estado da Bahia com nossa carta magna, a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, e não há nada que machuque mais um cidadão de bem do que o desrespeito e a humilhação que alguém nos faz passar: cortando SALÁRIOS aleatoriamente; cortando nosso plano de saúde PLANSERV e mesmo sabendo que pagamos por ele; cortando o cartão CREDICESTA no qual podemos comprar e descontar em nosso contracheque; cortando possibilidade de fazer empréstimos consignados em bancos.
 Além disso, o governador descumpriu com a Legislação Trabalhista, principalmente no que tange à lei do direito de greve, e acima de tudo, junto a alguns DEPUTADOS querem mudar nosso ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DE 2002, para tirar nossos direitos, conquistas notórias da nossa categoria e ainda diz na mídia que paga o piso…
Além do mais o Governador quer subestimar nossa inteligência. Governador, nós somos professores formadores de opinião, cuidado com isso. Pois, nossa região tem muitos professores instruídos e competentes conhecedores de seus direitos. Não é reajuste de salários que estamos cobrando, mas sim repasse. A desculpa que o governo apresenta é que terá que pagar muito para nós professores e outros funcionários vão ganhar menos. Não estamos comparando salários de nenhuma categoria, cada trabalho é digno, tem seu valor e seu salário conforme as leis Federais e qualificações profissionais em concordância com cada sindicato. Por isso, a palavra correta é REPASSE, e não reajuste ou aumento. É preciso, no entanto, que o governo cumpra a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL em que deverá repassar o PISO NACIONAL DO PROFESSOR, calculado em 22,22%  para 2012 retirado do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), que mantém desde a Creche até o Ensino Médio e esse dinheiro já está na conta do estado desde janeiro de 2012 e é tão somente para a educação . Se não está, que mostre a nós professores e ao nosso sindicato, todas as contas do FUNDEB porque esse recurso vem em função do censo do ano anterior, neste caso 2011.
Como é que o Governador quer que prefeitos paguem o piso se ele e mais 13 governadores e 141 prefeitos dentre esses 6 da Bahia segundo e CNTE não querem pagar o piso mesmo não cumprindo assim com os deveres dele, não pagando o piso do professor é que o Governadores e prefeitos estarão descumprindo o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal e social. Onde fica a responsabilidade deles com os 200 dias letivos e com o dever de manter a educação enquanto gestor do estado? Acreditamos que possa estar utilizando esse recurso em outra coisa e pior usando as DIREV para nos intimidar colegas não recuem nosso movimento está forte, já tem uma força tarefa no estado da Bahia do Governo Federal nossa batalha está chegando bem Próximo da vitória não recuem.
Queremos ver as contaS  do FUNDEB, pois, nós, professores, não aceitamos mais isso, Já são 6 anos com essa conversa, ele (O governador ) pega o piso de um ano e divide em 2 ou 3 vezes até o próximo ano, fala que paga acima da inflação e nosso salário não é calculado pela inflação nem por qualquer outro índice, e sim, em função do FUNDEB, no qual 60% é destinado ao pagamento  do professor “o DINHEIRO não dá governador, peça a  DILMA”.
Há a lei de complementação do FUNDEB e o pior que ele já pediu e já recebeu abram seus olhos colegas não estamos pedindo favor esta,os cobrando nossos direitos. Para tal, o Governador e seus péssimos assessores assinam acordos e não cumprem, esquecem e dizem que não tem acordo, depois lembram e querem mudar o que está no acordo ou fazer Leis que contrariam nosso Estatuto do Magistério Público Estadual de 2002. O Governo deu esse ano, em março, 6,5% e diz que é recurso próprio do estado para todos os funcionários e nosso FUNDEB fica onde?somos pagos com o FUNDEB referente à 5% do PIB. Em maio, prometeu   4,66%  que totaliza 11,16%, desses 11,16% falta os 11,06% que temos direito e dele não vamos abrir mão, queremos que divida até dezembro de 2012 e não para 2013 como o governador que 2013 o piso já está calculado será em média 20% estamos firmes e conscientes pelo fato de nossa política não ser em função de política partidária e sim política de valorização, melhorias e respeito à educação pública. Saiba Governador, que recebemos o apoio de várias entidades educacionais, sociais e políticas.
Vocês já não manipulam mais nosso estado, nossos pais e alunos estão conscientes são poucos que não sabem de quem cobrar seus direitos mas nós vamos alertá-los.Temos muitos grupos políticos que nos apoiam  e esses grupos políticos que no momento nos apoiam, não quer dizer que vamos votar em algum. Pelo contrário, em nossa região da DIREC 30, é que nós não votaremos nesse tipo de político, pelo menos nós professores e nossos familiares. Políticos que não defendem os direitos dos trabalhadores  do povo e preferem “puxar o saco” do Governador, cada um buscando fazer média inaugurando obras ou trazendo algum beneficio que é a obrigação de cada um deles  pois foi para tanto que nós os elegemos.Nós  professores temos discernimento caros políticos, nosso voto não é mercadoria para ser vendido ou trocado como vocês DEPUTADOS fizeram prejudicando os professores do antigo nível I (professores com mais de 24 anos de trabalho que tem apenas magistério que estão prestes a se aposentarem ao ponto de juntar com o governador e dizer que paga o piso).
Acordem professores vocês que querem voltar para a sala para Receber salário apertemos cintos peça ajuda na família agora que estamos fortes vocês vão recuar e baixar a guarda tenha dó.Ora governador nos respeite, respeite a nossa luta, e nossa dignidade nosso trabalho e venha para as escolas com seus DEPUTADOS, pais e toda população conhecer a realidade da educação na Bahia, e não viver declarando mentiras da mídia tão pouco com suas politicagens. Pois, não há nenhuma classe que se preocupe tanto com a educação do que nós professores, afinal de contas é nosso ofício  lecionar, e não se esqueçam somos nós que ficamos com o alunos quase um ano inteiro lado a lado, também tenho que lembrar dos professores  que não se dedicam à educação  ou que não são bons profissionais esses sim devem voltar para as escolas pois, sabem que enganar alunos é fácil escondidos nas escolas nas copiando conteúdos nos quadros e mandando alunos dar aulas  não seja esse professor lute por sua dignidade pelo profissional que você é voltar sem conseguir nada é assinar o atestado de fraqueza  e é acima de tudo dizer que esse governador está com a razão e nos erramos o que não é verdade.
Vamos ficar firmes afinal somos um coletivo agora não podemos ser individualistas não são os políticos que ficam com os alunos lado a lado os 200 dias letivos, muito cuidado caros políticos ao  agirem de forma tão baixa e vulgar com nossa categoria.Professores estamos corretos porque recuar vamos fazer manifestações quarta saio de Palmas de Monte Alto com um ônibus com uns 40 alunos mais ou menos e pais, vestidos de preto para o Modelo em Guanambi façam o mesmo saiam do comodismo lutem vamos nos mobilizar.Estaremos juntos do IFBaiano que entrará em greve dia 13/06 e alunos de licenciatura da UNEB. 
 Abraços
Gizelle Badaró.